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Dicas

Atividades ao ar livre melhoram a saúde mental

Atividades ao ar livre melhoram a saúde mental

Você só precisa de 5 minutos. Pode acreditar!

Cientistas Britânicos revelam que em apenas 5 minutos de exercícios físicos numa área verde é o suficiente para melhorar a saúde mental. E esses benefícios ainda podem ser potencializados se o local do exercício tiver água, como um lago ou rio. Durante a pesquisa encontraram rápidas melhoras no humor e na autoestima entre os grupos. As atividades analisadas foram: caminhadas, ciclismo, pesca, jardinagem, cavalgada e remo, em lugares como parques, jardins, fazendas e reservas naturais.

 Cuide bem do seu coração

Cuide bem do seu coração

O coração é o órgão mais nobre do corpo humano. Se ele falhar, todo o resto imediatamente sentirá as consequências.

Para manter o coração saudável e evitar doenças cardíacas faça contas! Quantificar alguns hábitos ajuda a controlar e até prevenir a pressão alta e a ocorrência de problemas cardíacos. Isso inclui caminhar cada dia um pouco mais, perder peso, fazer exames regularmente e dosar sal e gorduras na alimentação.

A caminhada do dia a dia, por exemplo, pode ser contabilizada: 35 minutos deste exercício, 5 vezes por semana, numa velocidade moderada, ajudam na prevenção dos problemas do coração, além da perda de peso. E se o caso é tratar uma pressão elevada já existente, a caminhada de meia hora deve ser feita todos os dias, pois o efeito vasodilatador só dura 24 horas (segundo especialistas).

Automedicação

Automedicação

Quem nunca tomou um remédio sem prescrição após uma dor de cabeça ou febre? Ou pediu opinião a um amigo sobre qual medicamento ingerir em determinadas ocasiões? A automedicação, muitas vezes vista como uma solução para o alívio imediato de alguns sintomas pode trazer consequências mais graves do que se imagina.

É por isso que, ainda de acordo com a Anvisa, os analgésicos, os antitérmicos e os anti-inflamatórios representam as classes de medicamentos que mais intoxicam.

O uso de medicamentos de forma incorreta pode acarretar o agravamento de uma doença, uma vez que a utilização inadequada pode esconder determinados sintomas.

Se o remédio for antibiótico, a atenção deve ser sempre redobrada. O uso abusivo destes produtos pode facilitar o aumento da resistência de microorganismos, o que compromete a eficácia dos tratamentos.

Outra preocupação em relação ao uso do remédio se refere à combinação inadequada - o uso de um medicamento pode anular ou potencializar o efeito do outro. O uso de remédios de maneira incorreta ou irracional pode causar, ainda, reações alérgicas, dependência e até a morte.

A orientação do Ministério da Saúde é que sempre se procure um médico ao desconfiar sobre qualquer problema de saúde. Evite recomendações de vizinhos, amigos, parentes ou mesmo de balconistas de farmácias ou drogarias.

Na consulta, informe ao médico se você já utiliza algum medicamento e se faz uso frequente de bebidas alcoólicas.

Já na hora de adquirir medicamentos de venda livre - considerados de baixo risco para tratar males menores e recorrentes, como dor de cabeça - procure orientações do farmacêutico.

Dicas para dormir bem

Dicas para dormir bem

Muitos alimentos podem ajudar para uma boa noite de sono!

Uma boa noite de sono ativa a memória, rejuvenesce a pele, ajuda a manter o peso e fortalece o sistema imunológico. Alguns cuidados como: evitar o consumo de álcool, escolher um bom colchão, um travesseiro adequado, associar a cama ao sono e ainda tomar um chá ou um leite morno são alguns dos segredos para uma boa noite de sono.
Alguns alimentos podem ajudar a combater e a prevenir a insônia, inclua-os em sua dieta:

Alface - possui propriedade calmante e indutora do sono, a melhor forma de consumi-la é no jantar com molho de iogurte natural e ervas finas;
Vegetais verdes - ricos em magnésio, cálcio e vitamina B ajudam na hora de acalmar o corpo;
Noz-moscada - tempero/especiaria usado há muitos anos em outros países como sonífero;
Chá de Camomila- excelente relaxante muscular; ideal para pessoas que praticam musculação;
Chá de Erva Cidreira- contem propriedades calmantes, melhora a qualidade do sono e ajuda a aliviar dores de cabeça;
Hortelã - Contribui para o relaxamento dos nervos e boa digestão, seu uso é indicado após as refeições;
Leite Morno– contém triptofano e cálcio, duas substâncias que ajudam a relaxar os músculos e induz o sono;
Maracujá -possui algumas propriedades que funcionam como calmante. Por esse motivo, além de acalmar, relaxa e ajuda a dormir.

Farmácia de Manipulação

Farmácia de Manipulação

A Fórmula Eficaz e Econômica

Ao manipularmos um medicamento temos a possibilidade de agrupar vários ativos em uma única fórmula, na dosagem que você necessita e na quantidade exata para seu tratamento, melhorando o efeito terapêutico e facilitando o uso pelo paciente, evitando desperdício e diminuindo o custo.

Outro fator importante é a adequação do medicamento conforme as dificuldades de deglutição de cada paciente.

Medicamentos para crianças, idosos e animais podem ser preparados em cápsulas de tamanho especial ou em outras formas farmacêuticas como xaropes e supositórios, para facilitar sua administração.

Além disso, podemos preparar medicamentos sem conservantes, corantes, aromatizantes e perfumes, para pacientes alérgicos.

Hipertensão Arterial

Hipertensão Arterial

Cuide bem da sua pressão!

A hipertensão arterial é um dos problemas médicos mais comuns da população mundial. É muito sério, porque é silencioso e só reconhecido pelas lesões dos órgãos atingidos. É uma doença vascular de todo o organismo e deixa "marcas" nos órgãos atingidos: coração, cérebro, rins, vasos e visão.

A hipertensão pode ser tratada com ou sem medicamentos. O tratamento sem medicamentos tem como objetivo auxiliar na diminuição da pressão, e se possível evitar as complicações e os riscos.

Previna-se:
• Pratique exercícios físicos
• Evite alimentos muito gordurosos, frituras, doces e muito salgados;
• Evite ingerir bebidas alcoólicas;
• O fumo também é grande agravador do aumento da pressão arterial.
• Evite o estresse, ele pode dificultar o controle da pressão;
• Não interrompa o tratamento com remédios sem a orientação médica.

Menopausa

Menopausa

Reduza os sintomas do climatério

Sabe-se que os fitoterápicos mais utilizados contra os sintomas da menopausa são os que contêm os fitoestrógênos (hormônios vegetais) e uma das suas vantagens é que diminuir o risco de câncer de mama, os mais potentes são: as isoflavonas (encontradas na soja, grão de bico e lentilhas) e as lignanas (presente na linhaça, grãos, lentilha, frutas e legumes). Produtos como a Tintura de Amora, Isoflavona de soja e a Cimicifuga racemos (Black Cohosh) auxiliam no tratamento da menopausa.

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